É certo que a palavra deck provém de inspirações marítimas, não fosse também a designação do piso superior de um navio. Contudo, neste artigo trazemos-lhe o conceito que é cada vez mais utilizado em Portugal: o deck para aproveitar o espaço livre do jardim ou quintal, funcional e esteticamente agradável à família e convidados.
A construção e implementação de um deck no exterior de uma habitação pode complementar o vazio que muitas vezes existe entre o interior e o exterior de uma casa.
O que é um deck?
O deck é um pavimento de exterior presente habitualmente em jardins ou áreas envolventes a piscinas de habitações. Atendendo à sua localização é necessário que a construção desta área assente em materiais resistentes às condições de exposição ao clima.
Os decks são muito utilizados em volta de piscinas, mas também para outras áreas de lazer como sala de jantar ou esplanadas de restaurantes e bares. Como complemento a um deck implementamos habitualmente coberturas também em madeira como as pérgolas.
Quadrado, em L ou em T são vários os formatos que os decks podem receber.
No que toca aos materiais existem várias opções. A madeira tratada é a mais popular e dá uma aparência clássica e ecológica ao espaço, mas requer manutenção e pode deformar com o tempo. Os materiais compostos ou sintéticos são mais caros e não espelham tanto a aparência natural da madeira, apesar de reduzirem os custos de manutenção.
Planeie o espaço para uma utilização a médio e longo prazo. Se hoje tem uma mesa de jantar, num futuro próximo pode ter uma rede de descanso ou espreguiçadeiras pelo que sugerimos que o planeamento e a construção do seu novo espaço seja realizado por profissionais.
Contacte-nos se precisar de ajuda ou de um orçamento.
Imagens: freshome.com