Conheça neste artigo os principais tipos de madeira mais utilizados na indústria de mobiliário.
A madeira é uma das matérias primas mais importantes da evolução do homem. Pela importância que desempenhou na nossa história e pelo impacto que tem no nosso dia a dia. Provém das árvores e é naturalmente uma matéria sólida e muito consistente.
Além de ser o principal ingrediente para a fabricação de papel, a madeira tem uma função fundamental na fabricação de mobiliário e na construção civil.
Ao longo dos últimos anos a indústria de fabricação de móveis sofreu várias evoluções com o aparecimento de produtos derivados de madeira que permitem um produto final com acabamentos técnicos diferentes, como por exemplo, o lacado. E ainda soluções de mobiliário mais económicas pela substituição da madeira maciça por produtos derivados de madeira como o aglomerado ou o MDF.
O mobiliário produzido a partir de madeiras nobres é tendencialmente mais durável. Contudo, nem todas as madeiras são duras como por exemplo o Choupo. As madeiras duras são geralmente mais escuras e mais caras, enquanto as madeiras macias são mais claras. Ambas são comuns na indústria de mobiliário e construção civil.
Tipos de madeira nobre
Carvalho
De cor acastanhada é uma madeira dura e moderadamente pesada. É de fácil trabalho e bastante durável. Utilizada maioritariamente na marcenaria e tanoaria. É uma madeira muito resistente e como tal durável mesmo no exterior.
Castanho
Com coloração castanho-claro. É dura e mais leve que o carvalho. É muito durável e fácil de trabalhar. É uma das madeiras mais utilizadas no fabrico de mobiliário, soalho, portas e revestimentos. Aplica-se maioritariamente na marcenaria, carpintaria, tanoaria e construção civil.
Cerejeira
De tons castanhos, a madeira de cerejeira é muito resistente e amplamente utilizada no fabrico de mobiliário.
Choupo
Madeira utilizada normalmente em aplicações de interiores. É resistente e flexível. A tonalidade é clara.
Eucalipto
De cor acastanhada é uma madeira dura e moderadamente pesada. É de fácil trabalho e bastante durável. Utilizada maioritariamente na marcenaria e tanoaria. É uma madeira muito resistente e como tal durável mesmo no exterior.
Faia
Madeira dura, forte e ligeiramente rosada. É moderadamente pesada. Tem uma alta resistência ao choque. É popular para o fabrico de mobiliário, mas utiliza-se também em revestimentos interiores e em pavimentos.
Freixo
O freixo tem tonalidades claras e amareladas com veios. É moderadamente dura. E flexível para aplicação no fabrico de mobiliário ou pavimentos.
Nogueira
É das madeiras mais utilizadas no fabrico de mobiliário. A sua cor é escura e avermelhada. Apresenta uma resistência muito boa. É utilizada tanto no mobiliário como no revestimento de interiores e em peças de marcenaria.
Pinho
De cor castanho. É uma madeira dura e pesada. Utiliza-se na construção civil e no fabrico de mobiliário.
Plátano
Cor clara. Madeira moderadamente dura e pesada. Aplica-se na carpintaria, marcenaria, tanoaria e construção civil.
Derivados de madeira
Atualmente este mercado vai para além das madeiras nobres ou maciças com o aparecimento de derivados de madeira que atuam como substitutos da madeira maciça ao nível da aplicação, estabilidade, durabilidade e resistência.
Aglomerado
Placa com pequenos pedaços de diversas espécies de madeira misturadas com resina sintética e prensadas a alta temperatura. Pode estar em cru ou coberto por uma camada fina de folha de madeira.
Contraplacado
Placa composta por laminas de madeira sobrepostas e coladas entre si que conferem uma estabilidade bastante elevada na aplicação na indústria de mobiliário.
Folheado
Placa composta por um determinado derivado de madeira (aglomerado ou MDF) e com folha de madeira natural aplicada nas suas faces.
MDF
É um aglomerado de fibras de madeira de média densidade (medium desity fibreboard) que substitui plenamente a madeira em várias aplicações. Pode ser de vários tipos como hidrófugo, ignífugo, colorido, etc.
Melamínico
Placa composta por um determinado derivado de madeira (aglomerado ou MDF) combinado com o revestimento a melanin.
OSB
Aglomerado de partículas de madeira longas e orientadas muito utilizado na construção civil.
Platex
Placa de fibras de madeira resinosas, comprimidas a pressões elevadas a alta temperatura. Com elevada resistência e dureza.
Termolaminado
As madeiras utilizadas na nossa empresa são adquiridas a empresas especializadas que respeitam a origem e a floresta sustentável garantindo os ciclos de replantação.
Ainda tem dúvidas sobre os tipos de madeira mais indicados para os seus projetos de mobiliário? Entre em contacto.